Cozinha da Jô, cozinha da Andressa, cozinha do Tocha, cozinha de ex-namorado, cozinha da mãe (que é ciumenta para danar com a cozinha incrível dela). É me deixar sozinha em uma que daqui a pouco estou achando onde ficam os utensílios, fuçando o que tem nos armários, propondo um pulinho no supermercado e aparecendo com ingredientes de presente. E o mais gostoso: cozinhando junto com as pessoas que eu amo. Nada mais gostoso do que isso. Eu adoro comer, mas cozinhar para quem eu gosto é espetacular.
Esse sábado, fui para o QG preferido: cozinha da Jô, de onde costumam sair essas delícias. Ela é tão fissurada em frutos do mar quanto eu. E estamos em plena época de frutos do mar! Preços mais baixos e menos impacto ambiental na pesca. Na sexta, levei mexilhões para fazermos moules-frites. Aproveitamos o embalo para no sábado, ir ao mercadão e preparar um festim.
Abrimos com a salada morna mais fácil de fazer do mundo: lulas com batatas!

5 porções como entrada
5 batatas pequenas ou 4 médias
350 gramas de lula limpa e fatiada
1 cebola roxa em fatias finas
1 colher de sopa de manteiga
Meio maço de salsinha picada
Pimenta dedo-de-moça
Mostarda de Dijon
Aceto balsâmico, limão, azeite e sal
Fatie as batatas em rodelas finas e ferva em água salgada até ficarem macias. Refogue a cebola na manteiga, acrescente uma colher de chá de mostarda, uma espremida de limão, a pimenta e desligue o fogo. Acrescente as lulas, as batatas escorridas e a salsinha picada, mexendo delicadamente com uma colher de pau para não quebrar muito as batatas. Esse calorizinho é suficiente para cozinhar a lula sem deixá-la borrachuda. Acrescente um pouquinho de aceto balsâmico, acerte o sal, se necessário, e finalize com um fio de azeite. A brincadeira leva entre 15 e 20 minutos. Em porções maiores, rende um delicioso prato principal para dias de sol.
O risoto de camarão ao curry e maçã verde, vocês peçam a receita à Jô. ;)



Nenhum comentário:
Postar um comentário